Graça e paz!
Leitores,nesta geração de crentes ereligião,uma exortação aos que não sabem discernir,
qual é a parte do bolo que é, se este cru ou cozido. Usaremos uma passagem, que
enfatiza este artigo.
Oséias 7.8,11
Sabemos-nos
que o bolo, nos tempos biblicos não virado, ficava com um lado cozido e o outro cru. O profeta usou
esta figura de linguagem para mostrar a crise na vida política, social e
religiosa de Israel. Efraim se misturou com os povos pagãos assumindo suas
praticas religiosas. Ora apresenta o lado Cru, pagão e ora apresentava o lado
cozido, o lado espiritual verdadeiro
Cuidado
com a Mistura
Efraim
com os povos se misturou. O texto sagrado não alude apenas às alianças
políticas externas v. 11. Não é pecado nenhum um país fazer alianças políticas
e comerciais com outros países, ainda mais agora nesse contexto de globalização
em que estamos vivendo. Como também não é pecado o cristão fazer negocio com os
descrentes, desde que o cristão não se envolva com os pecados deles. (ICOR. 5,9,10)
O Problema é que Israel foi escolhido como povo sacerdotal que deveria
influenciar as nações e não ser influenciada por elas. A palavra hebraica usada
para “untadas”, em Êxodo 29,2 Referindo a mistura do Azeite com a flor de
farinha, é beluloth, que vem do verbo balal, “mistura” usado aqui. Isso
significa que Efraim se misturou com as nações pagãs ficando igual a elas.
A
referência aqui, no v. 8 é ao sincretismo religioso, pois Israel havia adotado
as praticas abominável do paganismo. Esse tipo de aliança é condenado pela
palavra de Deus, desde Moises (Dt.7,2.5). Como um abismo chama outro abismo (sl
42.7) esses pecados chamam outros pecados, até a situação ficar insuportáveis.
Quando o crente perde o temor de Deus, o Espírito Santo se retira dele e tal
pessoa se torna pior do que o ímpio. Os grandes problemas começam com as coisas
mínimas, um grande incêndio começa apenas com uma faísca. A apostasia
generalizada começa com os indivíduos;. Que geralmente dizem isto, não tem nada
haver. E as igrejas estão cheias de pessoas com o tal do nada haver, o nada
haver esta levando pessoas, para as covas, para os abismos, para a morte
espiritual. O nada haver esta bombardeando, as mentes, o nada haver, esta
corrompendo os bons costumes, o nada haver, esta forjando a realidade do
cristianismo, o nada haver esta engravidando as jovens fora de um compromisso
de casamento, o nada haver esta deixando homossexuais praticarem sexo e
cantarem no conjunto dos jovens, o nada haver esta deixando, adúlteros e adúlteras,
ocuparem púlpitos e pregarem não a santidade, o tal do nada haver um dia terá
tudo haver. (Mt. 7.21)
“Nem
todo o que diz: Senhor, Senhor, entrara no reino dos Céus, mas todos aqueles
que fazem a vontade de meu pai que estas nos céus”
Sabemos-nos
que o bolo não virado, fica com um lado cozido e o outro cru. O profeta usou
esta figura de linguagem para mostrar a crise na vida política, social e
religiosa de Israel. Efraim se misturou com os povos pagãos assumindo suas
praticas religiosas. Ora apresenta o lado Cru, pagão e ora apresentava o lado
cozido, o lado espiritual verdadeiro.
Conclusão.
Quando
alguém perde a fé em Deus e na sua palavra, não reconhece mais o exclusivismo
do cristianismo e nem a singularidade de Cristo, considera iguais todas as
religiões, fazendo um ecumenismo generalizado. Faz Apologia a palavra do papa
que disse: Não existem céu nem inferno, que essas coisas são meramente estado
de espírito. A apostasia é negar a fé que antes defendia. A palavra vem do
grego apostasion, que significa apartar-se (At.21.21); A humanidade deste
século esta vivendo essa crise, social, moral, política e religiosa.